O
REINO DE DEUS E O MISTÉRIO DA PASCOA
O
Reino de Deus foi o cerne da pregação de Jesus. O que ele anuncia é a boa nova
do Reino (Mt 9,35). Junto com a pregação vêm os milagres de Jesus, confirmando
o sinal da presença desse Reino. Em breves palavras o anuncio do Reino é
prioridade na pregação de Jesus, e os milagres me indicam que esse Reino esta
presente em Jesus.
Jesus
vai explicando ao longo da sua vida, a presença misteriosa desse Reino usando a
linguagem das parábolas. Só ele pode nos dar a conhecer tal realidade. Por
isso, a pedagogia dos evangelhos consiste em grande parte na revelação
progressiva dos mistérios desse Reino notadamente nas parábolas. Somente depois
da ressurreição, essa pedagogia será completada, podemos ver em (At 1,3) e a
ação do Espirito Santo a terminará (Jo 14,26; 16,13).
O
Reino tem as suas fases de forma sucessiva. Podemos percebê-las nas parábolas
de crescimento (a semente, o grão de mostarda, o fermento, o joio, o trigo, a
pesca). A partir dessas parábolas, percebe-se uma demora entre essa inauguração
histórica do reino e sua realização perfeita. Só depois da ressurreição de
Jesus, a dissociação de sua entrada na gloria e de seu retorno como juiz (At
1,9ss) completará a revelação da natureza desse tempo intermediário.
Jesus
é o centro desse Reino de Deus. Isso percebemos durante a etapa da sua
ressurreição. Pois sua entronização regia, ou seja como Rei, só se dará no
momento da sua pascoa: é então que ele toma lugar no próprio trono de seu Pai
(Ap 3,21) que ele é exaltado à destra de Deus (At 2,30-35). Pois o Pai
constitui seu Filho “Rei dos reis e Senhor dos senhores (Ap 19,16; 17,14).
(DUFOUR, Xavier Léon. Vocabulário de Teologia Bíblica.
Petrópolis: Vozes, 2002).
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