A TRAMA DO PRÓLOGO CRISTOLOGICO DE LC.
Divide-se em 4
partes: 1-Prólogo cristológico ou origem de Jesus; 2- o que Jesus fez; 3-o que
Jesus enquanto subia para Jerusalém; 4- paixão, morte e ressurreição de Jesus.
1.Os caminhos de Deus na introdução cristólogica de Lc.
Lc começa com um
dinâmico ir e vir de personagens. Nesses movimentos Deus inicia seu projeto de
transformação. Movimento “para”. Para o Santuário,... (cf.págs.72-73)
2. Os cinco
movimentos.
Lc apresenta cinco
movimentos fundamentais:
1)- Zacarias
contempla o anjo de Deus que lhe comunica a boa noticia. Zacarias vai do templo
para a sua casa.
2)-Parte de Deus, do
céu. O anjo é enviado a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré à casa de Maria.
3)- De Nazaré à
cidade de Davi, Belém. Protagonistas:José e Maria (esta estava grávida).
4)- De Nazaré à
Jerusalém para celebrar a páscoa (Jesus fica lá).
5)- Paralelismo
entre Jesus e João, já adultos iniciando suas próprias missões.
II- ANUNCIAÇÃO DE JOÃO: DO SANTUARIO À CASA
DE ZACARIAS
1.Apresentação
dos pais de João
O lugar é o templo
de Jerusalém, lá dentro, na zona mais especial. Zacarias e Isabel possuíam um
passado honroso e nobre. O presente era santo e digno. Ler Lc1,6.Porém, estava
sem futuro, pois, não tinham filhos (maldição).
2.Uma boa
noticia para o povo
Ainda que a
espiritualidade e a missão de João não tinha nada a ver com o templo, onde foi
anunciado. O motivo é porque no templo é onde se reúne o povo. A revelação tem
a ver com o povo. O anuncio interessa ao povo.
3.A
incredulidade do sacerdote ante a irrupção da novidade
A parte central do
relato é Lc 1,18 “de que modo saberei disso?” No evangelho de Lc a
incredulidade responde à palavra de Deus. Zacarias é o primeiro da longa lista
de pessoas incrédulas ante à proposta de Deus em Jesus. A incredulidade
parece norma e a fé é exceção.
4.O anjo
apocalíptico
O anjo revela a sua
identidade: Gabriel: Força de Deus. O mesmo é enviado primeiro a
Zacarias e depois à virgem.
5.A
impaciência do povo
O povo fica
impaciente, percebe que algo está acontecendo, porém não tem acesso a ele. O
transmissor fica mudo.
III - A VOCAÇÃO-FÉ DE MARIA: DA CASA DE
MARIA À DE ZACARIAS
A maioria define
como “anunciação de Jesus”. Poucos “a vocação de Maria e anunciação”. Lc
1,26-56. Nesta pericope se inclui tanto a vocação-anunciação como a visitação.
Na primeira parte deste relato dá-se em uma cidade da Galiléia, Nazaré. A
segunda; numa cidade da Judéia que não menciona o nome. No centro temos a
resposta de Maria:”eis aqui a serva do senhor...).
1.Apresentação de uma nova
personagem: Maria de Nazaré. (Lc 1,26).
São apresentados dois protagonistas da ação:
Gabriel e Maria. Sugere uma dupla origem de Jesus - “de Deus” e “da casa de
Davi”. Nesta narração há dois casais: Zacarias e Isabel, Maria e José. O
primeiro não tinha filhos porque era estéril e Maria porque era virgem.
2.Saudação em
tom escatológico (Lc 1, 28-30).
- “Alegra-te”;
ainda sem ter nenhum titulo social e sem pertencer a nenhum grupo importante
Maria é objeto de respeito especial. Deus lhe envia um anjo apocalíptico. A
destinatária desta mensagem é Maria. Alegra-te é a primeira palavra de saudação
que Lc Poe na boca do anjo. Esse “alegra-te” encabeça o anuncio da Boa-Noticia
que se estenderá por todo o mundo.
-“Encantadora,
agraciada”; o anjo explica em que consiste a honra de Maria ante Deus: ela
é agraciada, a que encontrou graça diante de Deus. Dela nasce o novo e
definitivo povo de Deus e Deus lhe concede uma assistência muito particular.
Maria foi agraciada por Deus para a maternidade messiânica (Lc 1,31).Graça vem
acompanhada de “o Senhor está contigo”, Senhor é a sua força.
-“Perturbação”; Zacarias perturbou-se diante do anjo. As mulheres a
quem apareceram dois homens ante o sepulcro de Jesus se consternaram e encheram
de medo. Maria reage ante as palavras e não ante a visão.
3.O chamado a
ser a mãe do filho do altíssimo, do filho de Deus
*Guiasmo Pág.84.
Veja.
No centro está a pergunta de Maria: “como vai ser isso, eu não conheço
homem algum?”
a)- Para Deus nada é impossível: Esta perícope começa e termina
afirmando que em Deus está a graça, a onipotência.
b)-Eis que conceberás: Deus confia a Maria uma missão ser mãe
através de três ações: conceberás em seu seio, darás a luz a um filho, que lhe
porá o nome de Jesus.
c)-A identidade do filho
de Maria : tem titulo de grandeza “será chamado filho do
altíssimo”. Grandeza e santidade duas qualidades divinas. Sua grandeza se
manifesta em três verbos: o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, ele
reinará(...), seu reino não terá fim.Jesus é apresentado como filho de
Deus em sentido real e transcendente.
d)- Não conheço homem: Zacarias e Maria empregam o verbo
“conhecer”. O primeiro no futuro
afirmativo. Maria no presente negativo. O não conheço de Maria está conectado a
sua condição de virgem. O mais questionável não é o como e sim o que.
e)-O Espírito virá sobre ti: Jesus será não só grande, mas
santo. Sua identidade será a santidade e a transcendência, a superação do
profano. Pertence a esfera do Divino. Estará no filho de Maria a gloria
de Deus.Maria é reveladora desta presença.
f)-O sinal: “a estéril concebeu”:a fecundidade da estéril Isabel
é só um sinal que antecipa o grande milagre. Maria é destinatária privilegiada
de uma mensagem que é boa noticia para todo o povo.
4.Eis aqui a serva do Senhor
No
centro da perícope encontra-se um duplo encontro; o de Maria com o anjo e de
Maria com Isabel. Nestes encontros encontra a resposta de fé e a acolhida de
Maria. “Fiat”. Maria sempre manteve desde o começo uma atitude de serviço,
obediência e disponibilidade ante o mistério de seu filho.
5-O
encontro entre a mãe de João e a mãe do Senhor (Lc 1,39-46)
a)- Maria em caminho, portadora da Boa
nova:foi o anjo que entrou onde estava Maria, agora é Maria deixa Nazaré e
vai a uma cidade da Judéia e entra na casa de Zacarias. Lc apresenta Maria como
a primeira portadora da Glória de Deus, da Boa noticia de sua presença.
b)- A voz da saudação: Isabel cheia
do Espírito Santo anuncia o acontecido em Maria. E Maria reconhece que é
o epicentro de todo o que acontece com a vontade de Deus nela. Maria é
proclamada “bendita entre as mulheres”.
c)- O hino à fé e à maternidade de Maria:Isabel
cheia do Espírito Santo interpretou profeticamente o movimento do menino em seu
ventre. Então ela proclama um cântico de louvor de caráter hínico. Primeiro o
anjo dirigiu louvor a Maria, depois sua parenta. Sobre Maria desceu a gloria de
Deus para ela nasceu o Messias, o Bendito, o Santo, o Filho de Deus. Depois do
anuncio Maria se lança vai para a região montanhosa. A fé da palavra e da mobilidade.
A fé de Maria tem muito a ver com palavras. Seu coração é o centro de todo esse
processo de escuta e atuação da palavra. Maria em sua humilde fé degusta por
antecipação da felicidade escatológica.
6-O hino da mãe do Senhor:Magnificat
Leitura
tradicional: Lc põe na boca de Maria por razoes de critica textual em primeiro
lugar e por razões de evidência interna
dentro da lógica do texto. O magnificat é o ponto culminante do encontro entre
Maria e Isabel (Lc 1,47-56).
a)- Minha alma proclama a grandeza do
Senhor:minha alma, meu eu, declara grande o Senhor.
b)- Olhou para a humilhação de sua serva:O
Deus grande manifesta a sua grandeza olhando a pequenez. O Deus forte se mostra
débil em favor do pequeno, fixa-se na sua humildade.
c)-Todas as gerações me chamarão
bem-aventurada:seu canto se volta para o futuro e faz profecia
incomensurável: todas as gerações! O nascimento do filho de Maria
repercutirá no futuro da humanidade.
d)-Porque fez grandes coisas por mim:Maria
reconhece que é agora que está produzindo um novo Êxodo. Deus aparece como um
guerreiro que luta em favor de seu povo. Tudo isso tem inicio no que está
acontecendo em Maria.
e)- O evangelho para os humilhados: Para
Maria este Deus é Santo e Misericordioso. Mostra seu amor fazendo aliança de amor
com o seu povo, e misericordioso com os humilhados.
“Pobres”-são
aqueles que dependem de tudo de Iavé e recorrem e gritam a Ele nas suas
aflições. Os pobres do Magnificat são aquele a quem Deus tem ajudado e
libertado, que estão realizando o último e definitivo êxodo. O evangelho do
Reino é a boa nova do pobres e humilhados.
Deus
cumpre a promessa realizada a Abraão e a sua descendência.
7-Conclusão do relato de Lc 1,26-56
Lc nos disse que Maria esteve por três meses
na casa de Isabel. Depois voltou para sua casa lugar de sua vocação. Maria se
torna em tenda itinerante e vivente da Glória do Senhor, a arca da nova
aliança. Maria leva esta presença como mãe e em virtude disso é objeto de
benção ao mesmo tempo que se bendiz o fruto do seu ventre, a Cristo, filho de
Deus.
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