segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A “Rerum Novarum” e o seu significado histórico

A “Rerum Novarum” e o seu significado histórico

Esses grupos que influenciaram Leão XIII[1] para a “Rerum Novarum”, estão esclarecidos do sistema caritativo, mas não estão convencidos em relação ao caminho a seguir, pois cada um defende uma postura.
Com relação a associação dos operários: tinha menos discussão, não aceitavam a formação de associações profissionais dos operários, uma visão paternalista, preferem o corporativismo que tinha um ideal de caridade cristã.
As discussões dos grupos favorecia ao Papa um vasto material para a sua intervenção com a “Rerum Novarum” sobre a questão social.
A intervenção de Leão XIII, com a “Rerum Novarum” (15/05/1891) fecha o segundo período do movimento social católico e abre o último. Leão XIII possuía a arte de ouvir, e de aceitar as reivindicações de seus visitantes, ao menos em vários casos, deixando-os amadurecer bastante antes de chegar a uma síntese, e sobretudo conseguia se fazer servir de maneira valiosa, embora descontraída e discreta, por seus secretários, que redigiam os textos pontifícios, corrigindo-os uma duas e mais vezes pacientemente até que eles exprimissem perfeitamente a idéia do Soberano.
Ele seguiu atentamente as discussões das diversas correntes da Sociologia Católica, recebeu peregrinações de operários franceses guiados por León Harmel em grupos cada vez mais numerosos, e declarou aos membros da União de Friburgo, no início de 1988, que logo que tivesse saído a Encíclica sobre a liberdade, haveria de trabalhar em cima de um documento sobre a questão social.

a) As três teses essenciais da Encíclica “Rerum Novarum”

1- Foi feito um primeiro esquema redigido em 1890 pelo Padre Liberatore;
2- Foi redigido um segundo esquema, no mesmo ano, pelo cardeal Zigliara;
3- Esse esquema foi revisto e corrigido pelo padre Liberatore e pelo cardeal Mazzella, traduzido para o latim pelos secretários do papa, d. Boccali e Valpiani.
Depois de alguns retoques importantes, introduzidos na última hora por indicações do papa, foi publicado no dia 15 de maio de 1891.

b) Os quatro pontos essenciais da Encíclica “Rerum Novarum”

1- Confirma-se o direito natural, de propriedade privada, mas ressalta-se também sua função social;
2- Atribui-se ao Estado o dever de intervir eficazmente diante de problemas econômico-sociais, especialmente em defesa dos pobres e dos humildes, com clara superação do absenteísmo estatal liberalista;
3- Recorda aos operários seus deveres em relação aos empresários, mas também se demonstra que os operários têm o direito de estrita justiça a um salário suficiente para garantir um teor de vida humana.
4- Condena-se a luta de classes, mas reconhece-se aos operários o direito de se reunirem para defenderem seus direitos.
O documento se limita a colocar os sindicatos no mesmo plano das corporações (uma grande novidade para o momento). A Igreja se adequava corajosamente as novas exigências fazendo a diferença entre a luta de classes permanente e a legitimação de resistência em defesa dos próprios direitos.



[1] Leão XIII se chamava Gioachino Pecci; nasceu em Carpineto Romano em 1810 e faleceu em 1903. Em 1837 foi ordenado sacerdote depois de ter estudado em Viterbo, no Colégio Romano e na Academia dos Nobres Eclesiásticos. Foi Delegado Apostólico em 1838 em Boneveto e depois em Perugia; foi Núncio Apostólico em Bruxelas na Bélgica. Em 1853 se tornou cardeal e em 1877 foi Carmelengo. Passando pela Bélgica, Londres e outros lugares, deu-se conta dos problemas da época.

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