sábado, 27 de fevereiro de 2016

SAO BENTO DE NURSIA

SÃO BENTO DE NURSIA (480-547)

b.1) Vida
A fonte principal para conhecer a sua vida são os diálogos de São Gregório Magno. Bento nasceu entre 480 ou 490 no seio de uma família rica de Nursia. Muito jovem começou em Roma o estudo das artes liberais, que o interrompeu para entregar-se a uma vida ascética.
Passou três anos como eremita numa caverna inacessível, próxima a Sublacus. Sua comunidade monástica começou a evangelizar.
É chamado pai do ocidente e Patrono da Europa. Dedicado de modo particular à vida monacal.
Em seu tempo o contexto político e cultural mudou sintomaticamente. O cristianismo era reconhecido no império.
O que está como base fundamental em todas as regras é a convivência desde o início, ou seja, viver o que Cristo quis. É retornar ao cristianismo no seu espírito nascente.
Uma outra idéia que permeava o fundamento das comunidades é o desejo pelo martírio, mesmo que já não mais existia um contexto de perseguição como nos primeiros séculos.
São Bento é visto como o pai, reflexo de Cristo na comunidade. Sua regra tem um modelo político que vai influenciar até a sociedade na sua maneira de se organizar.
        
b.2) Obras
Escreveu em Montecassino uma Regra, que remonta o final de sua vida. Esta regra consta de 70 (73) capítulos. É um material relativamente sistemático:
1º  Prólogo: sobre a atitude básica de saber escutar.
2º Fundamento Espiritual: objetivo (regra, monastério, sobre o abade, o conselho assessor do abade) e subjetivo (virtudes básicas do monge).
3º A Organização interna do mosteiro: sobre a liturgia, a ordem disciplinar, diversos cargos e tarefas.
4º A Organização das relações externas do mosteiro: sobre os hospedes, pobres, admissão de novos irmãos.
5º Ofícios no Mosteiro: (prior, porteiro etc.) e a estabilidade beneditina.
6ºApêndices: amplia e esclarece as questões que já foram tratadas. Adverte que esta regra não pode conter uma orientação concreta para todos os problemas, de modo que a Escritura e os Padres seguem sendo os principais indicadores nas diretrizes básicas para a vida monacal.
As fontes literárias desta Regra Beneditina: Bíblia, Tradição Monástica do oriente e Ocidente, em especial: Pacômio, Basílio, Agostinho, João Casiano, As Vitae Patrum, Leão Magno e outros.
O perfil espiritual da Regra se caracteriza pela celebre frase: “Ora et Labora” e mais precisamente: “Ora, Labora, Lege, Meditare”. Esta está impregnada de cristocentrismo. São Bento mereceu o titulo de “Padre do Ocidente” e, por isso, Paulo VI o proclamou, em 1964, Patrono da Europa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário