quinta-feira, 3 de março de 2016

FUNDAMENTO BÍBLICO DA CONFIRMAÇÃO, NO AT (PREFIGURADO) E NO NT (EVANGELHOS, ATOS E CARTAS PAULINAS).

          FUNDAMENTO BÍBLICO DA CONFIRMAÇÃO, NO AT (PREFIGURADO) E NO NT (EVANGELHOS, ATOS E CARTAS PAULINAS).

ANTIGO TESTAMENTO

Êxodo
29,7: Tomarás do óleo da unção e, derramando-o sobre a cabeça dele, o ungirás.
Levítico
8,10:Moisés tomou então o óleo da unção e ungiu a fim de os consagrar, a Habitação e tudo o que nela havia
10,7: Não deixeis a entrada da Tenda da Reunião para que não morrais, visto que tendes em vós o óleo da unção de Iahweh." E eles obedeceram às palavras de Moisés.

Cântico dos Canticos
8,6: Depois de purificar-se, voltava e permanecia em sua tenda até o momento em que, à tarde, lhe traziam o alimento.
Salmos
23 (22),5:  Diante de mim preparas uma mesa, à frente dos meus opressores; unges minha cabeça com óleo, e minha taça transborda.
45 (44), 8-9: Amas a justiça e odeias a impiedade. Eis por que Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo da alegria, como a nenhum dos teus rivais; 9 mirra e aloés perfumam tuas vestes.
105 (104), 15: "Não toqueis nos meus ungidos, não façais mal aos rneus profetas!"
Isaias
11,2: 2 Sobre ele repousará o espírito de Iahweh, espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de conhecimento e de temor de Iahweh: 3 no temor de Iahweh estará a sua inspiração. Ele não julgará segundo a aparência. Ele não dará sentença apenas por ouvir dizer.
61,1-3: 1 O espírito do Senhor Iahweh está sobre mim, porque Iahweh me ungiu; enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres, a curar os quebrantados de coração e proclamar a liberdade aos cativos, a libertação aos que estão presos, 2 a proclamar um ano aceitável a Iahweh e um dia de vingança do nosso Deus, a fim de consolar todos os enlutados 3 (a fim de pôr aos enlutados de Sião...) a fim de dar-lhes um diadema em lugar de cinza e óleo de alegria em lugar de luto, uma veste festiva em lugar de um espírito abatido. Chanlar-lhes-ão terebintos de justiça, plantação de Iahweh para a sua glória.
Ezequiel
9,4-6: 4 e Iahweh lhe disse: "Percorre a cidade, a saber, Jerusalém, e assinala com uma cruz a testa dos homens que estão gemendo e chorando por causa de todas as abominações que se fazem no meio dela". 5 Ouvi que dizia aos outros: "Percorrei a cidade atrás dele e feri. Não mostreis olhar de compaixão nem poupeis a ninguém. 6 Velhos, moços, virgens, crianças, mulheres, matai-os, entregamos ao exterminador. Mas não toqueis ninguém daqueles que trouxerem o sinal da cruz. Começai pelo meu santuário". Assim, começaram pelos velhos que estavam diante do Templo.
36,25-26: 25 Borrifarei água sobre vós e ficareís puros; sim, purificar-vos-ei de todas as vossas imundícies e de todos os vossos ídolos imundos. 26 Dar-vos-ei um coração novo, porei no vosso íntimo um espírito novo, tirarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne.



NOVO TESTAMENTO
A) EVANGELHOS:
Lucas
4,1: Jesus, pleno do Espírito Santo, voltou do Jordão; era conduzido pelo Espírito através do deserto.
4,17-19: 17 Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaias; abrindo-o, encontrou o lugar onde está escrito: 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperacão da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos 19 e para proclamar um ano de graça do Senhor.
12,12: pois o Espírito Santo vos ensinará naquele momento o que deveis dizer".
24,48-49: 48 Vós sois testemunhas disso. 49 Eis que eu vos enviarei o que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade até serdes revestidos da força do Alto".
João
1,33-34: 33 Eu não o conhecia, mas aquele que me enviou para batizar com água disse-me: 'Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer é o que batiza com o Espírito Santo'. 34 E eu vi e dou testemunho que ele é o Eleito de Deus.
6,27: Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, alimento que o Filho do Homem vos dará, pois Deus, o Pai, o marcou com seu selo"
7,37-39: 37 No último dia da festa, o mais solene, Jesus, de pé, disse em alta voz: "Se alguém tem sede, que ele venha a mim e que ele beba, 38 aquele que crê em mim!" conforme a palavra da Escritura: De seu seio, jorrarão rios de água vivas. 39 Ele falava do Espírito que deviam receber aqueles que tinham crido nele; pois não havia ainda Espírito, porque Jesus ainda não fora glorificado.
16,7.13-14: 7 No entanto, eu vos digo a verdade: é de vosso interesse que eu parta, pois, se eu não for, o Paráclito não virá a vós. Mas se eu for, enviá-lo-ei a vós.13 Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena, pois não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas futuras. 14 Ele me glorificará porque receberá do que é meu e vos anunciará.
20,21-22: 21 Ele lhes disse de novo: "A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio". 22 Dizendo isso, soprou sobre eles e lhes disse: "Recebei o Espírito Santo.
B) ATOS DOS APOSTOLOS
1,8: Mas recebereis uma força, a do Espírito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e a Samaria, e até os confins da terra".
2,1-4: 1 Tendo-se completado o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2 De repente, veio do céu um ruído como o agitar-se de um vendaval impetuoso, que encheu toda a casa onde se encontravam. 3 Apareceram-lhes, então, línguas como de fogo, que se repartiam e que pousaram sobre cada um deles. 4 E todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia se exprimissem.
2,17-18: 17 "Sucederá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda carne.” Vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões e vossos velhos sonharão. 18 Sim, sobre meus servos e minhas servas derramarei do meu Espírito.
8,14-17: 14 Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria acolhera a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João. 15 Estes, descendo até lá, oraram por eles, a fim de que recebessem o Espírito Santo. 16 Pois não tinha caído ainda sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus. 17 Então começaram a impor-lhes as mãos, e eles recebiam o Espírito Santo.
10,38: como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder, ele que passou fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo diabo, porque Deus estava com ele.
19,6: E quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo veio sobre eles: puseram-se então a falar em línguas e a profetizar.




C) CARTAS PAULINAS
2Coríntios
1,21-22: 21 Aquele que nos fortalece convosco em Cristo e nos dá a unção é Deus, 22 o qual nos marcou com um selo e colocou em nossos corações o penhor do Espírito.
Gálatas
3,1-2: 1 Ó gálatas insensatos, quem vos fascinou, a vós ante cujos olhos foi desenhada a imagem de Jesus Cristo crucificado? 2 Só isto quero saber de vós: foi pelas obras da Lei que recebestes o Espírito ou pela adesão à fé?
Efésios
1,13-14: 13 Nele também vós, tendo ouvido a Palavra da verdade - o evangelho da vossa salvação - e nela tendo crido, fostes selados pelo Espírito da promessa, o Espírito Santo, 14 que é o penhor da nossa herança, para a redenção do povo que ele adquiriu para o seu louvor e glória.
4,30: E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, pelo qual fostes selados para o dia da redenção.
Hebreus
1,9: Amaste a justiça e odiaste a iniquidade, por isso, ó Deus, te ungiu o teu Deus com o óleo da alegria como a nenhum dos teus companheiros.
6,1-2: 1 Por isso, deixando de lado o ensinamento elementar a respeito de Cristo, elevemos-nos a uma perfeição adulta, sem ter que voltar aos artigos fundamentais: o arrependimento das obras mortas- e a fé em Deus 2 a doutrina sobre os batismos e a imposição das mãos, a ressurreição dos mortos e o julgamento eterno.

BIBLIOGRAFIA:


Bíblia de Jerusalém. 2ª ed. São Paulo: Paulos, 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário