quinta-feira, 10 de março de 2016

As conferencias do episcopado latino-americano do século XX.

As conferencias do episcopado latino-americano do século XX.

Introdução.
           
Para entendermos com realismo histórico e com inteira justiça a vida e obra da Igreja latino-americana depois da independência e, sobretudo no século XX é necessário ter em mente alguns elementos. Trata – se de um continente que empenhou a viver como hoje, é multirracial e multicultural. Os três séculos anteriores foram de vida colonial durante os quais leis, organizações religiosas e estruturas econômicas e políticas eram importadas das metrópoles: Portugal e Espanha. A Igreja latino-americana não estava preparada para a transição e tudo devia se resolver nela mesma.
A Igreja latino-americana, devia aprender a conviver com toda classe de sistema político, com ideologia importadas que muitas vezes eram mal assimiladas pelos governos que procurava radicalizar suas posições em favor de pessoas, de grupos ou até mesmo de programas de governos. O prestigio do catolicismo e do clero em um meio tradicional e conservador como o latino-americano, a Igreja estava no vai e vem dos governos que aproximavam para aproveitar e perseguir a Igreja por que considerava contraria as ideologias liberais ou socialistas.
Diante de ideologias, revoluções, campos constitucionais e exigência dos poderes econômicos e políticos mundiais; a Igreja latino-americana se encontrou pobre em sua pastoral, deficiente na participação dos leigos e quase desconhecedora de fenômenos explosivos como os meios de comunicações sociais, a novidade do mundo universitário e a secularização da vida cotidiana. A obra da Igreja latino-americana foi realizada em um meio muito difícil.
A Igreja latino-americana foi muito paciente e encontrou soluções importantes, ela como uma instituição histórica essencial na vida dos paises e com o seu esforço pela justiça e pela honestidade. Dentro dessas soluções está a da solidariedade da Igreja latino-americana que se viu clara no Concílio Plenário de Roma e nas quatro Conferencias gerais do episcopado do Continente, a Igreja tenha ajudado a analisar os problemas comuns.

            1.  Primeira Conferencia geral do episcopado latino-americano, Rio de Janeiro ( 25 de junho a 4 de agosto de 1955 ), durante o Pontificado de Pio XII.

1.      Temática da conferencia:
a)      Visão do Continente Latino-americano.
b)      Realidade do catolicismo latino-americano.
c)      Degradação do sentido cristão.

1.1.            Problema crucial: A escassez de sacerdotes.
a)      Um continente católico sem sacerdotes.
b)      Vocações e seminários.
c)      Causas e possíveis soluções da escassez das vocações.

1.2.            Os leigos.
a)      Múltiplas formas de apostolados.
b)      Ação católica e ação social.

1.3.            A pastoral especifica.
a)      Missão.
b)      Os Índios.
c)      Os negros.
d)     Educação católica.
e)      Os meios de comunicação sociais.
f)       Imigrantes.
g)      Igreja e cultura.

1.4.            Fatores diversos.
a)      Laicismo e maçonaria.
b)      Protestantismo.
c)      Comunismo.
d)      Espiritismo.


1.5.            Constituição do Celam (Conselho episcopal latino-americano).

Define-se como um órgão de contato e de colaboração das conferencias episcopais da América latina.

1.6.            Segunda conferencia geral de Medelin ( 25 de agosto a 6 de setembro de 1968) durante o Pontificado de Paulo VI.
O documento de trabalho foi preparado pelo Celam e corrigido e ampliado pelas diversas conferencias episcopais e pela Santa Sé.

1.6.1.      Temas:
a)      A interpretação cristã.
b)      A Igreja e a promoção humana.
c)      A evangelização.
d)     Pastoral de massa e de elites.

Nada de instrumentalismo e muito de humildade e de insistência na pobreza e no compromisso real com os pobres. A figura de pastor que segue de Medelin é de muitos aspectos, novo, comprometida com uma Igreja com as características da latino-americana e com a radicalidade do Evangelho. Por isso se insistiu no só na promoção religiosa, mais também na promoção humana, de um continente que necessita de transformações rápidas, profundas e radicais; e na colaboração sincera da Igreja, no campo político, social e econômico.

1.6.2.      Síntese doutrinal.
a)      Preocupação pela justiça.
b)      Revalorização do testemunho de pobreza, semelhança de Cristo.
c)      Impulso das comunidades eclesiais de base em comunhão com a Igreja, não uma ideologia nem anti-hierarquias.
d)     Revalorização da política como serviço.
e)      Negação de toda forma de violência, fruto de um abuso de poder, da violação dos direitos humanos, do terrorismo como um meio de reivindicação social.
f)       Solidariedade das Igrejas latino-americana com o papa e entre si.

1.7.            Terceira conferencia geral de Puebra ( 28 de janeiro a 15 de fevereiro de 1979 ).

1.7.1.      Tema da conferencia.
a)      A evangelização no presente e no futuro da América latina.

1.8.            Documento final.
a)         A visão pastoral da realidade latino-americana: Perspectiva global de nossa historia, visão sócio-cultural da realidade da América latina, visão da realidade eclesial, e exigência na tarefa evangelizadora.
b)        Critérios e realidades da obra evangelizadora: comunhão e participação. Centros de onde se verifica estas realidades: a família ou comunidades eclesiais de base; a paróquia, a Igreja particular. Os agentes de comunhão e participação e o ministério hierárquico da vida consagrada e do laicato. Os meios para evangelizar são: a liturgia, a oração particular, a piedade popular, o testemunho, a catequese, a educação católica e os meios de comunicação.
c)         Conteúdo da evangelização: Jesus Cristo, Igreja, homem. Evangelização na América latina: anuncio da Boa-Nova e promoção humana. Evangelização de cultura de ideologia e política.
d)        As opções preferenciais: os pobres e os jovens. São opções não de exclusão.
Conclusão: A opção da terceira conferencia é pelo trabalho para que a Igreja latino-americana seja o sacramento de comunhão, servidora do homem e missionária. O documento de Puebra se articula com o de Medelin e avança no sentido de encontrar côo causa necessária da libertação, a comunhão e a participação na vida da Igreja, na evangelização que deve ser esforço de todos, clero e leigos.

1.8. Quarta conferencia, Santo Domingo ( 12 de outubro a 28 de outubro de 1992 ), durante o Pontificado de João Paulo II.

1.8.1.      Tema.
a)      Nova evangelização.
b)      Promoção humana e cultura cristã.

Em Santo Domingo, o papa disse que havia vindo para celebrar o nascimento desta esplendida realidade que é a Igreja na América latina. Que hoje os católicos do novo mundo representam quase a metade da Igreja Universal.

1.9.                Linhas do documento final de Santo Domingo.

  O documento pretende levar uma palavra de esperança e ser um instrumento eficaz para uma nova evangelização. Quer apresentar a mensagem de Jesus Cristo, que é autentico e novo como fundamento da promoção humana e do principio básico de uma cultura cristã. Uma esperança que se pode concretizar em uma missão nova, renovada e mais eficaz; evangelização na fidelidade a Jesus Cristo que quer compartilhar o caminho com os homens ( promoção humana ), quer iluminar com a Sagrada Escritura o caminho destas culturas ( cultura ), quer infundir um novo ardor e entusiasmo pela fração do pão; para ir adiante em uma nova evangelização. São necessárias a reconciliação, a solidariedade, a integração e a comunhão.
1.1. Jesus Cristo, evangelizador do Pai.

a) A nova evangelização: A Igreja é convocada à santidade. Comunidades eclesiais vivas e dinâmicas. Unidade do espírito e diversidade de ministérios e carismas ( ministérios ordenados, vida consagrada, leigos na Igreja e mundo. Anuncio do Reino a todos os povos. O compromisso são de todos não existe limites no chamado a evangelizar.

b) A promoção humana: Dimensão privilegiada da nova evangelização. Há campos específicos ( direitos humanos, ecologia, pobreza, solidariedade, ordem democrática, a nova ordem econômica e a integração latino-americana ).

c) A cultura cristã: os valores culturais. A nova cultura moderna, centrada homem e nos valores de personalização; dimensão social e convivência absolutização da razão e da tecnologia com autonomia frente a natureza, a historia e o mesmo Deus. Problemática da cidade de hoje. A ação educativa da Igreja. A comunicação social e cultural.

1.2. Jesus Cristo, vida e esperança da América latina e do Caribe.

1.2.1. Linhas pastorais prioritárias.

a). Uma nova evangelização de nossos povos.
b). Uma promoção humana integral.
c). Uma evangelização inculturada.

A mensagem de Jesus Cristo se fará possível uma recristianização da Igreja latino-americana. A mensagem de Santo Domingo toca a fundo e permite lutar com esperança por uma reconstrução cristã da Igreja latino-americana.                           




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