RESUMO DE TEOLOGIA DA REVELAÇÃO
AUTOR: Pe. René Latourelle
INTRODUÇÃO
PRIMEIRA PARTE – NOÇÃO BÍBLICA DE REVELAÇÃO
CAP. I – A REVELAÇAO NO AT
I.
As
etapas da história da revelação
II.
Valor
noético e dinâmico da palavra de Deus
III.
Revelação
cósmica e revelação histórica
IV.
A
revelação profética
V.
Objeto
da revelação
VI.
Resposta
do homem à revelação
VII.
Traços
característicos da revelação
VIII. Conclusão
CAP. II – A REVELAÇÃO EM O NT
I.
A
tradição sinótica
v
Hb
1,1 – “Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora a nossos pais, nos
profetas; nestes últimos tempos falou a nós no Filho”.
v
O
Xto é o cume e a plenitude da revelação;
- Os vocábulos
ü
Os
termos da ação reveladora de Xto são: pregar o evangelho, evangelizar, ensinar
e revelar;
ü
Xto
é o Rabi, doutor que interpreta as Escrituras para seus discípulos e o povo, é
um profeta que prega e apresenta sinais, e fala
de Deus; mas na verdade é mais que tudo isso, Ele é o Filho de Deus que
partilha dos segredos do Pai. Mas o povo só entenderá isso após a paixão-ressurreição;
ü
Nos
sinóticos Xto é apresentado sempre como aquele que prega e/ou ensina a Boa-nova
do reino em todos os lugares;
- Xto como pregador
ü
Pela
sua pregação Xto continua a tradição dos profetas, que eram os arautos de Deus,
os mensageiros e intérpretes de sua palavra;
ü
Dentre
a pregação dos profetas, a de Xto assemelha-se aos profetas: Joel, Jonas e J.
Batista, a voz que anuncia adiante do messias;
ü
O
Xto ao falar de si não dá a si mesmo este título de profeta; como revelador,
por sua excelência, sobrepassa os profetas; Ele leva à perfeição a lei e os
profetas (Mt 5,17);
ü
Xto
ñ somente prega, chama também outros a participar de sua missão. Assim entre a
pregação de Xto e a dos apóstolos há uma continuidade;
- Xto como doutor
ü
O
Xto ensina: o chamam de Rabbi, este
termo aparece várias vezes nos evangelhos para descrever seu ministério;
ü
Ele
tem discípulos como os doutores de Israel; forma-os e instrui como os rabinos
de seu tempo;
ü
Inculca-lhes
os princípios da nova moral: pobreza,
humildade e caridade;
ü
O
Xto ensina, mas seu ensinamento tem características únicas, Ele impõe-se pela
sabedoria de sua doutrina e pela autoridade de sua pessoa. Pois os doutores de
Israel limitavam-se a comentar a Lei; o Xto interpreta, corrige e aprofunda.
- Xto como Filho do Pai
ü
O
Xto em si é a mais alta manifestação profética, ensina com autoridade, tudo
isso pelo fato de ser ele o filho único, o herdeiro, a quem o Pai tudo confiou
e que o Pai envia depois de seus servidores, os profetas;
ü
Xto
que é o Filho, é o perfeito Revelador do Pai. Só ele conhece o Pai e seus segredos,
cujo conhecimento Ele comunica a quem Ele quer;
ü
Também
o Pai revela o Filho: aos ‘pequenos’ revela o mistério da pessoa do Xto; assim
foi com Pedro (Mt 16,17);
ü
Ambas
as revelações se completam: a do Pai faz acolher a de JC sobre o pai e os
mistérios do Reino;
ü
A
aceitação da revelação divina é obra da graça do Pai;
- A fé, resposta do homem
ü
A
fé é a resposta condizente com a pregação da Boa-Nova;
ü
Os
homens são convidados a aceitar na fé a escutar
e compreender a P. de Deus e viver de acordo com a mesmo;
ü
Para
muitos, a Palavra é estéril. Com efeito, Deus revela-se de forma tão
desorientadora que a revelação se pode tornar para os homens pedra de
escândalo, ocasião de incredulidade.
ü
Sendo
a revelação anúncio de salvação, coloca os homens diante da opção da qual
depende sua salvação ou condenação;
ü
O
anúncio do Reino está ligado ao apelo a conversão, ou seja, a uma volta
completa de todo o ser a Deus;
- Conclusão
ü
Nos
sinóticos, o Xto é o Revelador eqto proclama a Boa-nova do Reino dos céus e
ensina com autoridade a palavra de Deus. Afinal, se ele revela é por ser o
Filho que conhece os segredos todos do Pai.
ü
Os
apóstolos deverão pregar o Evangelho da salvação, ensinar, convidar os homens a
fé. A fé, dom de Deus, revelação do Pai, é a resposta do homem a pregação do
Evangelho. O conteúdo essencial da Revelação é a salvação oferecida a
humanidade. O Xto é, ao mesmo tempo, quem anuncia o Reino e aquele em quem o
Reino se realiza.
II.
Atos
dos apóstolos
¶ Os Atos refletem a linguagem da Igreja
primitiva e sua nova fé;
¶ Xto dera aos apóstolos a missão de
proclamar a Boa-nova no mundo inteiro, fazer ‘discípulos’, e de ‘ensinar’ tudo
qto prescrevera;
¶ Assim, testemunhar, proclamar o
evangelho, ensinar pertencem a função apostólica;
- Os apóstolos testemunham
¶ Testemunhar caracteriza a atividade
apostólica nos primeiros tempos após a ressurreição. Eles são as primeiras
testemunhas;
¶ São 3 as características da testemunha:
1) São escolhidos por Deus;
2) Aqueles que conheceram toda a obra
de Xto, do batismo à ressurreição (processo de salvação). Testemunhar é a
função própria dos que viram/ouviram a Xto, que experimentaram da pessoa,
doutrina e obra de Xto;
3) É a missão ou mandato que recebeu
de testemunhar;
¶ Em Paulo, chamado por Xto depois,
podemos encontrar estas 3 caract. de uma testemunha; só que não foi ocular, mas
é testemunha do Xto de Nazaré, morto e ressuscitado;
¶ Soa em 1º lugar testemunhas da
ressurreição, mas também de toda a vida, doutrina e obras;
¶ O testemunho é dado sob o poder do
E.S, que os assiste, sustenta com sua força, principalmente nas perseguições
qdo é preciso confessar o Xto, ñ só com palavra, + também pelo sofrimento.
- Os apóstolos proclamam a Boa-nova
¶ O testemunho se dá pela: pregação e
querigma;
¶ Evangelizar e ensinar aparecem juntos;
¶ Os discursos de Pedro e Paulo exigem
atenção, intimam: prestai ouvidos, ouvi, convertei-vos, salvai-vos. Tudo
manifesta um imenso desejo de levar a todos e a toda parte a palavra de Deus.
¶ Os arautos dos Atos são impulsionados
pelo Espírito a ensinar evangelizar;
¶ Os prodígios feitos em nome de Jesus,
atestam o poder e a glorificação daquele que ressuscitou;
- Objeto do testemunho e da pregação
¶ O que os apóstolos ensinam,pregam,
ensinam, atestam, o que seus ouvintes são convidados a escutar e receber, é o
Xto ou a Palavra do Xto ou a palavra sobre o Xto. É a salvação por meio de Xto.
¶ O conteúdo da palavra é que Jesus
ressuscitou, que é Senhor e Salvador de todos, fora do qual ñ há salvação;
¶ A característica do Xtão é ser
“repleto do Espírito” e por ele governado.
- A fé, resposta do homem
¶ A fé é a resposta ao querigma e ao
testemunho dos apóstolos;
¶ Crer é “acolher a Palavra” (AT 2,41),
a Boa-nova do Reino;
¶ A fé, 2º os apóstolos, é algo global:
é uma absoluta adesão a JC, é a fé no SJC;
¶ A partir de Pentecostes, o mistério do
crescimento da Igreja é fruto da pregação dos apóstolos fecundada pelo
Espírito;
- Conclusão
¶ Os Atos descrevem a atividade
apostólica como uma continuação da obra de Xto. Os apóstolos ouviram-no falar,
pregar, ensinar e revelar-se;
¶ Sua função era a de ser testemunhas e
arautos. A revelação confiada à Igreja é esse testemunho apostólico que nos
convida a crer no que Xto disse e fez;
¶ A fé, resposta a isso, é obra divina.
III.
São
Paulo
1. Os
termos
2. O
mistério paulino
3. As
etapas na revelação do mistério
4. A
resposta do homem
5. Aprofundamento
do mistério
6. Revelação
histórica e revelação escatológica
7. Finalidade
do mistério
8. conclusão
IV.
Epístola
aos hebreus
É dirigida aos judeu-cristãos.
Demonstra a excelência de Xto, mediador e sua superioridade sobre a Antiga
Aliança;
A revelação é um paralelo entre a
Antiga e a Nova Aliança;
Para a história da noção de revelação
a epistola trás duas inovações: compara as duas revelações da A. e Nova
Aliança; e a grandeza e exigências da palavra de Deus;
1. Revelação
da Antiga e da Nova Aliança
No 1º versículo evidencia a autoridade
da revelação do N.T e a relação existente entre ambas. Entre as economias há
revelação de: continuidade, diferença e
excelência;
Os elementos de continuidade de ambas são: Deus
e sua palavra; também existem
diferenças e superação entre as duas revelações: diferença de épocas; nos modos
de revelação; palavra multiforme; os mediadores da revelação;
O tema da excelência da nova revelação
reaparece no cap. 2,1-4. A
revelação no AT é feita pelos anjos e no NT é pelo Filho e suas testemunhas;
O autor opõe a palavra proclamada por
anjos e a salvação proclamada pelo Senhor (2,2-3);
Outros textos põem em realce o qto a
revelação veterotestamentária continua ainda presa ao plano cósmico.
2. Grandeza
e exigências da Palavra de Deus
Após apresentar a superioridade do Xto
sobre os anjos, o autor exige uma docilidade mais atenta à palavra do Senhor
(2,1);
Há a comparação entre a fidelidade de
Moisés e a de Jesus (3,1-6) que dá início a 2ª parte da epístola;
Chamado aos xtãos para não caírem na
incredulidade, como os hebreus no deserto; é preciso serem infiéis ao seu Deus
(3,12;4,11);
Pois a Palavra de Deus, é viva, ativa,
mas constante que espada de gumes. Aguda, peneta até a divisão da alma e do
espírito, discerne e julga (4,12-13);
Traços da Palavra de Deus que lembram
o AT, deve ser/ é:
- Conhecimento da verdade; Ensinamento / mensagem;
- Promessa; Palavra que deve ser ouvida com atenção
- Lei; Obedecida; Ativa, eficaz...; Saborosa para quem colhe
- Deve-se crer; Terrível para quem rejeita;
3. Conclusão
Na Epístola o termo mais usado para
designar a revelação é palavra;
Entre ambas as fases da economia da
salvação, é posto em evidencia a continuidade entre as revelações, mas também a
excelência da Nova revelação;
Essa excelência exige dos xtãos uma
fidelidade, uma obediência proporcionada a sua origem e superioridade do
Mediador;
V. São João
1. Jesus
Xto, Palavra de Deus e Filho de Deus
2. A
Gesta do Logos
3. A
revelação no vocabulário joanino
4. O
Xto, Testemunha do Pai
5. O
testemunho do Pai
6. O
Cristo, Deus que revela e Deus revelado
7. Características
da revelação
8. Conclusão
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