QUESTÕES DE
SACRAMENTOS EM GERAL
& INTRODUÇÃO
1.
Qual é o
modo habitual em que Deus
se comunica com o homem para realizar uma comunhão de vida com ele? A sacramentalidade
2.
Em que
consiste em sustância, todo o estudo da sacramentaria? Consiste em buscar compreender como uma
realidade visível, sensível, da comunicação humana, seja meio eficaz para a
comunicação com Deus.
& BASE ANTROPOLOGICA
3.
O que é
especifico da comunicação humana? O
ser da expressão e da participação de uma interioridade espiritual única e inrepetível.
4.
Quais são as
4 funções ou dimensões da linguagem humana?
Informativa, expressiva, vocativa e performativa.
5.
O que é
Comunicação interpessoal? É uma expressão de si, uma
revelação-doação, que chama ao outro a dar uma resposta para criar uma
nova situação entre os dois.
6.
Quais as
características da comunicação humana? É
livre, gratuita, é sacrificada e requer a abertura e acolhida do interlocutor
como também a confiança.
7.
Defina
Signo, Sinal e Símbolo?
Signo – é uma realidade que faz referência a
outra, uma realidade que, uma vez conhecida, nos traz à mente outra realidade
diversa de si.
Sinal – é um signo cujo significado consiste numa
realidade material da qual é efeito.
Símbolo – é uma realidade com consistência e sentido
próprio, a partir da qual se pode evocar outra realidade, geralmente de ordem
espiritual, por uma relação de analogia (quer dizer, semelhança) que tem com
ela.
8.
Quais são os
três elementos de um signo? O
significante, que é a realidade que constitui o signo; o significado, que é a
realidade à qual faz referência; e a significação, que é a relação entre ambos.
9.
Quais os
tipos de Símbolos? Real, Convencional, Religioso, Prático e
Especulativo.
10. Quais são as relações entre significante e
significado no símbolo real? Diferença,
analogia e participação.
11.O
que é um RITO?
É uma determinada ação simbólica,
geralmente composta de palavras e de gestos, que adquire um significado fixo e
uma validez prática no seio de uma sociedade.
12. Qual a finalidade do rito memorial e quais
suas características? Busca fazer presente, em modo simbólico,
fatos ou pessoas do passado que têm relevância para a sociedade por que definem
sua identidade ou sua origem fundacional. Caracteriza-se por unificar o tempo
na consciência dos membros da sociedade que participam dela. Evoca o
passado, convoca no presente à sociedade que se funda neste fato
passado, provoca uma tomada de posição ante o futuro. Em resumo:
se trata de atualizar os eventos fundantes de uma sociedade para garantir sua
sobrevivência e crescimento.
13. Que características se percebem no mistério
transcendente?A plenitude
do ser, em seus aspectos transcendentes de unidade, verdade, bondade e beleza.
14. Quais são os obstáculos para chegar a
comunicar com o mistério transcendente? As
limitações do homem: sua limitação ontológica (contingência e condicionamento
humanos frente ao Necessário Absoluto), sua dimensão corporal (limitação
espaço-temporal frente ao Eterno e Infinito) sua decadência física e moral
(morte e pecado frente ao Imutável e Santo).
15. O que simbolismo religioso? Consiste no
uso de analogias com realidades ao alcance da experiência humana para expressar
o chamando e a experiência do Mistério transcendente e para tentar uma
resposta, apesar dos obstáculos.
16. Quais os elementos da simbologia religiosa? Arquétipos, mito,
rito, sacrifício, espaço e tempo sacros, comunidade religiosa, oração e a vida
religiosa-moral.
& BASE BÍBLICA
17. Qual é o primeiro passo da autocomunicação de
Deus ao homem? A Criação
18. Quais são os 1ºs meios sensíveis, visíveis da comunicação de
Deus? As coisas e o hºm.
19. Qual é o fundamento último da
sacramentalidade primordial do criado? A
sacramentalidade primordial originante de toda comunicação do divino, que é a
da humanidade de Xto. E isto é possível porque todo o criado, estava feito em
Xto, por meio dEle e para Ele, e ademais o homem, por sua qldade de imagem e
semelhança de Deus, era figura e inicio do que Xto havia de ser.
20. Qual é a realização perfeita da
sacramentalidade que tem o ser humano pelo fato de ser imagem e semelhança de
Deus? A humanidade ressuscitada de Xto.
21. O que ofuscou o caráter simbólico sacramental
das coisas e da humanidade?A ação
diabólica do Espírito das Trevas no homem, em vez de vê-las como meios de
participar da vida de Deus, as viu como uma limitação injusta por parte de Deus,
que o impedia de ser como Deus (Gn 3).
22. Depois do pecado original, fica alguma graça?Fica o chamado de Deus à responsabilidade, e
com ela, a promessa da redenção. Isto supõe já certa graça preparatória que
prepara a chegada da plenitude da graça em Xto.
23.Em
que consiste a redenção da religião? Em que Xto assume a religiosidade humana e a leva a sua
plenitude. Os sacramentos da nova criação, os que dão plenamente a graça serão
os que surgem da humanidade ressuscitada de Xto.
24. O que é Religião Sobrenatural? É o
verdadeiro culto de adoração que damos a Deus, por meio da Liturgia Sacramental
e da oração que fazemos em nome de Xto ao Pai mediante o Espírito Santo.
25.Quais
as três funções recebidas no batismo? Profética (somos profetas e apóstolos que anunciam a
mensagem divina e que denunciam o mal no mundo); Sacerdotal (pois
participação dos Sacramentos, na liturgia e oferecemos sacrifícios a Deus); e Real
(somos reis e não escravos, pois lutarmos contra o pecado em nós mesmos e do
mundo e estendemos o reino de Xto).
& DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO
26. Qual o conceito de Sacramentos da Patrística?
Os Sacramentos são Mysteria = algo oculto (muein) que produz a salvação se fazendo visível
através dos símbolos, sinais e ritos.
27. O que pensa Sto. Agostinho a respeito dos
Sacramentos? Diz que os sacramentos têm dois elementos: um material que é visível (água, pão,
vinho, óleo), elementos naturais e simples. E
um elemento não-material ou espiritual: que é a palavra, as fórmulas.
28. Na Escolástica como se conceitua Sacramento? Eles recorrem à palavra Mysterion = como verdade revelada e aceita pela fé e não
tanto com fato salvífico.
29. Qual o conceito de Tomista de Sacramento?Os
sacramentos operam a nossa salvação. Eles são as fontes donde provém: A santificação eficiente é operada pela paixão de Cristo. A santificação formal: os sacramentos nos dão a graça de Deus e as
virtudes e a santificação final: a
salvação final, a graça das graças;
30. Quais a decisões de Trento sobre a doutrina
Sacramental? Neste se
institui o tratado dos sacramentos (por Xto), alguns são necessários para
salvação (Batismo e Eucaristia) e que são sete, a eficácia = são eficazes por
si mesmo, agem “ex opere operato”, isto contra
o protestantismo.
31. Os sacramentos contem e dão à graça que
significam?
i. Por meio do
Batismo começa a justificação,
ou seja: Salvação, filiação divina,
deificação.
ii. Nos outros
se acrescenta a graça santificante que nos dá virtudes. Ex.: Eucaristia, Matrimônio, Ordem, Unção dos
Enfermos.
iii. Recupera-se a graça
perdida com o pecado, no sacramento da confissão.
32. Qual a relação entre Fé e Sacramento?Os
sacramentos por si só dão a graça. A fé faz frutificar essa graça emanada de
cada sacramento, no entanto, qdo se abre a alma para que a corrente da graça
entre, há uma transformação, torna-se outra pessoa renovada, é santificada.
33. Quais os acontecimentos do Séc. XVI ao XVIII?
O
iluminismo (racionalismo) diz que os sacramentos são inventados pela Igreja e
não são cultos, não são
os mesmos para a Salvação, não tem a mesma eficácia. A igreja reagiu indo às
fontes históricas, patrísticas, litúrgicas com os tratados jurídicos canônicos,
que são menos Bíblicos e dogmáticos.
34. Quais as teses do MODERNISMO contra a
doutrina sacramental? O que diz a Igreja?
“Cristianismo é para mentes fracas, débeis
...”. Diz o MODERNISMO: a) A revelação de Deus é a expressão mais alta do
Espírito humano. A Igreja diz: a revelação é um dom de Deus. b)Os Sacramentos
são uma expressão desse sentimento religioso, sem eficácia sobrenatural, não
foram instituídos por Xto, mas inventados pela Igreja primitiva, para adormecer
os seus cristãos. Os sacramentos são inspirados nos ritos pagãos. Portanto: são
ritos mistéricos, antigos e revelado a alguns, com elementos ocultistas e
pagãos. Nós dizemos que os sacramentos são instituídos por Xto que no dá a
graça de Deus.
35. Quem condenou a heresia modernista e com
quais documentos? O Papa Pio X, com as encíclicas Lamentabili e Pascendi.
36. Como se caracterizam os “manuais” e qual sua
estrutura? Os manuais
explicavam os sacramentos com caráter apologético (defesa). Nestes se explicava
o conceito dos sacramentos, o modo de atuar, o sinal, o efeito, a instituição,
o poder da Igreja, os requisitos para a validez, licitude, idoneidade
dos sacramentos. Os manuais tinham a seguinte estrutura: 1) Teses; 2) Opiniões
contrárias; 3) Provas (da Escritura, da Tradição, Reflexão Teológica e
Pastoral);
37. Quais as encíclicas e o decreto de Pio XII que
animam a vida sacramental? Mystici Corporis (1943), e Mediator Dei (1947). Um Decreto: Sacramentorum
ordinis.
38. Explicite o conteúdo sacramental dos teólogos
atuais.
J Odo Casel, OSB = Os
sacramentos são mistérios. A liturgia faz verdadeiramente presente hoje, aqui e
agora para mim a Salvação de Xto.
J Schillebeechx (Dominicano)
= Os sacramentos são o encontro com Deus. Xto é o lugar do encontro entre Deus
e o homem.
J K. Rahner (Jesuíta) =
Sacramentos são o máximo grau de eficácia da Palavra de Deus no seu Filho.
Palavra eficazmente salvífica e confiada a Igreja e passada por meio dos Santos
J Lutero = dizia que só a Bíblia era o único
sacramento ou evento salvífico.
J Danielou e von Balthasar = Os
Sacramentos são eventos da salvação, da mesma ordem que os sinais e prodígios
do AT e do evento único e definitivo de Xto. Os Sacramentos prolongam a
eficácia salvífica no tempo da Igreja transmitida.
39. O que pensa o VAT. II sobre os sacramentos? São o
centro da liturgia e a vida da Igreja, e o coração (centro) da liturgia é a
EUCARISTIA.
40. Qual a finalidade dos sacramentos segundo o
Vat. II? Pessoal, eclesial, cultual e pedagógica.
41. O que são sacramentais? São multíplices cerimônias de bênçãos e
consagrações que figuram no ritual dos sacramentos e no pontifical Romano. Ex.:
Bênçãos de – medalhas, casa, carro, altar, Catedral; profissões religiosas,
sinal da cruz;
42. Como se define os sacramentos PÒS-CONCÌLIO? Os sacramentos são a comunicação vital
com Xto pelo Espírito Santo. A Eucaristia é fonte e cume do evento pascal;
43. Qual a definição do CICat sobre os
sacramentos?
Nos sacramentos celebramos o mistério cristão; (culto a Deus e santificação do
povo de Deus).
& REFLEXÃO
SISTEMÁTICA
44. O Que é Economia sacramental da Salvação? Os sacramentos são o plano de Deus para
salvar a humanidade e fazer-nos partícipes da vida divina.
45. Defina Sacramentabilidade? É a capacidade de que uma realidade natural
tem para comunicar o dom sobrenatural da graça de Deus. Exemplos: coisas,
pessoas, fatos históricos.
46. Qual o paradoxo da sacramentabilidade? Revela o mistério de Deus, mas também tem
uma forma oculta, escondida. Nos sacramentos vemos os sinais de Deus, mas a sua
ação em nós é invisível.
47. Qual a missão da Igreja? Na dimensão vertical: é trazer a
salvação de Deus por Xto no Espírito Santo. (LG 48) e na dimensão horizontal: é
consagrar o mundo fazendo com que todos os homens participem da salvação no
Xto.
48. Qual a definição clássica de Sacramento?
· Os Santos Padres: são os mistérios e ações
cultuais do mistério da salvação.
· São sinais eficazes e visíveis da graça,
instituídos por Xto, cujo frutos dependem das disposições requeridas: fé e
estado de graça
49. Explicite os elementos da definição
atualizada de Sacramento?
1) Os sacramentos são encontro com Xto
glorioso (séc. XX) na e pela Igreja com gestos e palavra. 2) Necessidade de
nossas disposições interiores para poder receber os frutos deste Sacramento
temos o elementos invisível (a graça) e o visível (a Igreja);
50. Dê a definição resumida de Sacramento, hoje?
São sinais
sensíveis instituídos por Xto e encomendados a Igreja que nos dão a Graça de
Deus.
51. Com relação à Instituição dos Sacramentos
quem é o Autor? Xto é o autor dos sacramentos como Deus e como homem.
52. Qual a posição de S. Tomás sobre a
Instituição dos Sacramentos? 1) Xto instituiu os elementos que permitem
a estrutura mesma dos sacramentos; os elementos são: matéria e forma. 2) Dado que na Sagrada Escritura temos
poucos dados escriturísticos sobre alguns sacramentos, S. Tomás afirma que
foram recebidos por Tradição oral familiar.
53. O que fala S. Boaventura sobre a Instituição? 1) Matrimônio e penitência, Xto confirma,
aprova e leva a plenitude; 2) Confirmação e Unção, Xto insinua e inicia estes
dois dando o poder aos apóstolos. 3) Batismo, Eucaristia e Ordem – inicia, leva
a plenitude e assume (cumpre, faz) Ele mesmo.
54. Como o Concílio de Trento vê a questão da
Instituição sacramental? Contestou a Lutero que só aceita o Batismo e
a Eucaristia (sem transubstanciação). Xto institui os sacramentos, no entanto,
não definiu o modo (implícito ou explicito).
55. O que diz o CICat sobre a Instituição? Os
sacramentos foram instituídos por Xto. A origem dos sacramentos é a
humanidade de Xto: Pessoa divina com duas naturezas. Fundamento dos
sacramentos: palavras e ações de Xto, sobretudo no mistério pascal. São a
prolongação visível da presença salvífica de Xto em seu corpo místico que é a
Igreja.
56. A Igreja tem poder para mudar os sacramentos? Trento
estabeleceu que a igreja tem o poder de mudar as coisas secundárias nos
sacramentos, mas conservando a sua substância e tendo em conta as fontes
bíblicas, patrísticas, as circunstâncias de tempos e lugares, e com a
autoridade da Igreja competente.
57. O que deve levar em conta a Igreja ao fazer
mudanças nos sacramentos? As fontes
bíblicas; As aportações legitimas da Tradição; As circunstancias de tempos e
lugares; Com a autoridade da Igreja competente em cada caso (bispo ou papa).
58. Quantos e quais são os sacramentos? Quais os
Elementos materiais? São
sete (7). Os elementos materiais são: Pão, vinho,
óleo, água ...
59. Qual a eficácia dos sacramentos? Agem “ex opere operato”, mas para dar fruto,
precisa-se da fé e do estado de graça do sujeito.
60. A Eficácia da Palavra de Deus e da fé nos
sacramentos.
a.
Eficácia da
Palavra: A Palavra de
Deus tem a sua eficácia por si mesma “ex opere operato” porque é viva e eficaz
(Hb 4,12). Essa Palavra requer a nossa resposta: a FÉ.
b.
Eficácia da
fé da Igreja: Quando o
ministro celebra um sacramento é toda a Igreja (assembléia e no ministro). Os
sacramentos só tem significado salvífico quando se compreende na fé da Igreja. Manifestamos
nossa fé na Igreja, mediante a participação nos sacramentos.
61. Descreva o sacramento como ato de culto? Cada Sacramento é para a glória de Deus
(dimensão ascendente). Cada Sacramento é para a santificação dos homens
(dimensão descendente).
62. Qual a Estrutura dos Sacramentos? MATÉRIA: São os gestos e coisas materiais, e
FORMA: São as palavras que acompanham os gestos.
63. Quais as características da Celebração
sacramental? É: Festiva, memorial,
Trinitária (anamnese, epiclese e doxologia), sacrifical, mistagógica e
comunitária e pessoal.
64. Quais os protagonistas da Celebração? A assembléia, o Ministro (Ministro principal e Ministro
subordinado) e o Sujeito que recebe.
65. Quais as condições para ser ministro
subordinado? Tem que ser
válido (idôneo, ter intenção de fazer o que a Igreja faz, poder sacramental);
capacidade jurídica (a provisão) e dignidade (fé e graça de estado para o
ministro).
66. Cite as qualidades necessárias para o sujeito
que recebe o sacramento? A) Para a
Validez (idoneidade: uso da razão, e intenção reta); B) Para a fructuosidade
(fé: que é a condição para receber a graça e estado de graça: para os
sacramentos de vivos [todos menos o Batismo e confissão]).
67. Explique o que é e quais as características
do Caráter Sacramental? O caráter
são as pegadas de Deus na alma. A) É impresso na Inteligência (Tomás de
Aquino). B) Afeta toda a pessoa (Scheeben). C)Tem caráter eclesial. D) É
perfectivo. E) É obra do Espírito Santo e F) É um sinal: configurativo (configura
com Xto sacerdote); dispositivo
(dispõe a receber mais graça); distintivo
(distingue quem tem a posse do sacramento de quem não tem); obrigatório (me faz capaz, obriga
a participar nos atos de culto: missa, segundo o tipo de sacerdócio recebido -
régio ou ministerial).
68. Descreva a ação da Graça Santificante?
É doada no dia do Batismo, livremente; É
restituída na confissão quando for perdida; É acrescentada por meio dos
sacramentos; Faz participar na vida Trinitária; Liberta-nos do mal radical: o
pecado.
69. Na vida sacramental, quais as caract. dos
sacramentos na dimensão histórica?Temporalidade,
Decisão e Sociabilidade (¢o anqropos esti swon politikon).
70.Por
os sacramentos fundamenta a vida xtã como vida sacramental? Leva-nos a missão – dimensão
apostólica dos sacramentos; Devemos ter uma vida moral reta – dimensão ética
dos sacramentos; Devem melhorar minha vida espiritual – dimensão espiritual;
Preparam-me para a vida futura – dimensão escatológica.
71. Quais são os Sacramentais? Bênçãos,
exorcismos, consagrações, exéquias, procissões, peregrinações, jubileus ....
72. Qual o fundamento Bíblico dos Sacramentais? O AT está cheio de bênçãos, ritos de
purificação e consagrações do Templo, estes são expressões da fé do povo. Xto
no NT também os fez por meio de curas, bênçãos, expulsão de demônios...
73. Quem é o ministro dos sacramentais? Todos os batizados. Ao longo do tempo foram
se instituindo alguns ministros para determinados sacramentais.
& TEMAS A DESENVOLVER:
1.
Lutero e a
Igreja
2.
Xto é o
Sacramento do Pai
3.
A Igreja é
Sacramento de Xto
4.
Sacramentos
e Sacramentais
Nenhum comentário:
Postar um comentário